IGD - Instituto Goiano de Direito

Pós-Graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde

Pós-Graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde

Apresentação

Área de conhecimento com grande procura por profissionais da saúde, magistrados, promotores de justiça, defensores públicos, advogados e gestores privados e públicos, o Direito Médico, Odontológico e da Saúde desafia uma nova percepção sobre o tema, fortemente alterada pelo avanço da tecnologia, pela crescente oferta de ferramentas de gestão, pelas recorrentes alterações legislativas e também pelo amadurecimento das instituições em relação ao desafio de conciliar a ética médica com princípios importantes como o da autonomia da vontade e do direito à vida. A judicialização, como fenômeno social de um aparente choque de normas, também exige dos profissionais militantes na área acervo técnico, doutrinário e jurisprudencial compatível com as funções que pretendem desenvolver dentro da área de estudo.

Com esse objetivo, o IGD reúne nesta pós-graduação os profissionais mais gabaritados do Brasil em Direito Médico, Odontológico e da Saúde, com múltiplas obras publicadas pelas principais editoras do país, e, aliado ao inconteste conhecimento teórico, atuação prática reconhecida nas respectivas áreas de atuação.

Em foco, a experiência prática tão cobrada dos profissionais que militam na área, e que terão a oportunidade de realizar pós-graduação presencial tendo como professores as melhores referências profissionais, tudo com o peso e a tradição do IGD na formação de novos expoentes profissionais para esse concorrido mercado.

Para tanto, contamos com a irretocável coordenação do Professor Gabriel Massote.

Aulas sexta-feira: 19 às 22h / sábado: 08 às 12:00 e 13 às 18h.


Invista no seu futuro. Deixe seus dados para saber todos os detalhes deste curso

Modalidade: Presencial - Goiania (GO)

Objetivo: Capacitar os profissionais do Direito, ampliando seus conhecimentos quanto aos principais temas relacionadas ao Direito Médico, Odontológico e da Saúde. Formar um profissional comprometido com a ética e apto à atuação prática nas demandas relacionadas ao Direito Médico. Incentivar a pesquisa e o estudo doutrinário e jurisprudencial.

Público-Alvo: O curso foi projetado para advogados, médicos, cirurgiões dentistas, profissionais ligados a área da saúde, magistrados, promotores de justiça, defensores públicos e gestores privados e públicos de serviços de saúde, enfim todos os profissionais do Direito que tenham interesse em aprimorar seus conhecimentos em Direito Médico, Odontológico e da Saúde.

Início: 20/03/2020

Duração: 18 encontros presenciais (324h) + 2 online (36h)

QUERO SABER MAIS

Proposta do Curso

Promover estudos críticos e atualizados da legislação em vigor, por meio da doutrinas, jurisprudência e casos concretos. Os cursos de Pós-Graduação são realizados no Instituto Goiano de Direito.


ESTUDO TEÓRICO: Aula expositiva, contextualizada e participativa

PRÁTICA: Estudo de caso, jurisprudência e atividades simuladas

AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO: Avaliação Escrita


Diferenciais

-Matriz curricular atualizada focada aos principais pontos do Direito Médico, Odontológico e da Saúde.


-Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em duas modalidades (Artigo Científico ou Monografia), atendendo às exigências para prova de títulos nos principais concursos.


-Corpo docente de renome, com professores mestres, doutores, pós doutores, todos profissionais atuantes no Direito médico, reconhecidos em âmbito nacional. Enriquecem e pluralizam nossa pós: professores desembargadores, promotores de justiça, procuradores de estado, gestores públicos, advogados militantes no Direito Medico, advogados de CRM, especialistas em gerenciamento de projetos, fisioterapeuta, psicóloga e autores de diversas obras jurídicas e cientificas na área.


-Inserção de temas altamente contemporâneos, tais como: medicina robótica, inteligência artificial, telemedicina, compliance e advocacy na área de saúde.


Grade Curricular

Descrição Professor Duração
Aula Magna Miguel Kfouri Neto (PR) 20/03/2020
Introdução à Bioética Camila Kitazawa Cortez 21/03/2020
Sindicâncias e Processos Ético-Profissionais Eduardo Vasconcelos dos Santos Dantas (PE) 24 e 25/04/20
Contratos em Saúde Clenir Avanza (ES) 22 e 23/05/20
Temas emergentes do Direito Médico Gabriel Massote (MG) 26 e 27/06/20
A Saúde Suplementar e as Novas Tecnologias (Telemedicina, Medicina Robótica e Inteligência Artificia Rafaela Nogarolli (PR) 14 e 15/08/20
Responsabilidade Profissional do Médico Eduardo Vasconcelos (PE) / Luciano Brandão (SP) 25 e 26/09/20
Direito Tributário e Societário Aplicados aos Médicos e Instituições de Saúde Helton Carvalho (MG) / Olívia Peixoto Pereira (MG) 23 e 24/10/20
Direito Odontológico Antônio Luiz de Jesus Lopes (RJ) 27 e 28/11/20
Os sistemas de Saúde do Brasil Reynaldo Mapelli Junior (SP) 19 e 20/02/21
Aspectos da Judicialização da Saúde no Brasil Fernando Castelo (PR) 19 e 20/03/21
Documentos Médicos Camila Kitazawa Cortez 09 e 10/04/21
Healthcare Compliance Felipe Kietzmann (SP) 07 e 08/05/21
Abordagens Práticas para o Exercício da Advocacia na Área do Direito Médico e da Saúde Júlio Marques (SP) 28 e 29/05/21
Advocacy em Políticas Públicas de Saúde Tiago Matos Farina (SP) 18 e 19/06/21
Bioética Aplicada Klícia Garcia (MG) 02 e 03/07/21
Temas Relacionados à Responsabilidade Ética do Médico Camila Kitazawa Cortez 06 e 07/08/21
O Direito Sistêmico, Inovação e Tecnologias Aplicadas ao Direito Médico, Odontológico e à Saúde Herika Santos (BA) / Gabriel Ferreira (MG) 27 e 28/08/21
Aspectos Jurídicos da Reprodução Medicamente Assistida Eduardo Vasconcelos dos Santos Dantas (PE) 11 e 12/09/21
Metodologia da Pesquisa Flávia Magalhães Freire (GO) Online
Didática de Ensino Superior Flávia Magalhães Freire (GO) Online
*Estrutura de encontros sujeita a alterações
FALE COM UM CONSULTOR